IV CIPS :: Silêncios (UFES, Brasil, 4 a 7 de junho de 2025) - Chamada artística
O professor Pedro Marra do PósCom participa na organização do evento e convida a participar do evento. As informações seguem abaixo:
CHAMADA DE PROPOSTAS ARTÍSTICAS - Primeira circular
IV Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades (CIPS)
Silêncios
Datas: 04 a 07 de junho de 2025
Local: Universidade Federal do Espírito Santo – Vitória/ES – Brasil
É conhecida a narrativa do compositor John Cage que, submetido a uma experiência de silêncio profundo em uma câmara anecóica, constatou que ainda conseguia ouvir os sons internos de seu próprio corpo. Essa história nos confronta com a inevitabilidade de um fenômeno complexo, de natureza múltipla e inesgotável: o silêncio.
O silêncio, que pareceria, em princípio, uma contraposição ao som, uma espécie de negativo, revela-se como um transbordamento das fronteiras do audível. A música ocidental explicita a importância incontornável dos silêncios, do pentagrama à sintetização sonora. Na partitura, a pausa é elemento marcado e significante, parte fundamental da própria composição. No digital, o silêncio é um bloco de tempo sem pulsar que se acrescenta à timeline composicional. A ausência de som, pode-se concluir, não é nulidade de sentido, mas sim o resultado parcial de uma maquinação comunicacional mais ampla de jogos de força a serem cartografados sob perspectivas interdisciplinares.
Ao adotar os silêncios como tema, procuramos não apenas tratar de perspectivas discursivas mais formalistas no espectro musical, mas também trazer a discussão para os campos social e político, pensando o silenciamento de povos, de vivências e de repertórios culturais. Apesar da constatação contrária de Cage, o silêncio pode também ser algo que nos acompanha e nos confronta com a ameaça constante da inexistência, do apagamento e da dissolução. Esse paradoxo intrínseco à ideia de silêncio apresenta-se como um importante tema a ser resgatado e atualizado para compreender os desafios do tempo presente no campo das sonoridades.
A IV CIPS acolhe propostas de apresentações científicas (chamada enviada anteriormente) e proposições artísticas (para a presente chamada). Recebemos propostas constituídas por toda sorte de suporte, formato, mídia que lide com as sonoridades. Algumas das perspectivas, mas não as únicas, que interessam a esta conferência, são:
- Ecologias sonoras: ruídos que silenciam, silêncios que amplificam;
- Imagens e silêncios; vazios e ruídos;
- Tecnologias e modelos de produção de silêncio;
- Som, imobilidade e morte;
- Estéticas do silêncio;
- Ambiências e atmosferas sonoras silenciosas ou que silenciam;
- Silêncios, seus afetos e processos de significação e sensação;
- O silêncio nas práticas composicionais;
- O devir-silêncio;
- Políticas e culturas sonoras: sons, silenciamentos, lutas e insurgências de modos de vida contemporâneos.
A IV CIPS está recebendo propostas artísticas que abordem ou se relacionem com o tema do evento, “Silêncios”. Serão avaliados trabalhos dos seguintes tipos, nas seguintes condições:
- Performances e happenings: Duração de até 20 minutos. Acontecerão em espaços abertos do Campus de Goiabeiras da UFES e espaços culturais a definir;
- Instalações: Serão selecionados 5 trabalhos que estarão em exibição em espaços de convivência do campus de Goiabeiras da UFES, nos horários de intervalo de aula;
- Peças Sonoras ou Audiovisuais: Serão disponibilizadas em um espaço de convivência do campus de Goiabeiras da UFES, com sessão de exibição diária durante o evento, em horários de intervalo de aula e em QR codes espalhados pela cidade. Se possível, solicitamos duas versões, uma de até 20 minutos para exibição nos QR codes e outra de até 8 minutos para exibição nos espaços disponibilizados no Campus de Goiabeiras. Caso a obra já esteja pronta, sugere-se o envio da mesma ou de amostragens, com link para acesso para avaliação.
A IV CIPS fornecerá até 3 projetores multimídia por proposta e sistema de som estéreo. Equipamentos, objetos, imagens, materiais, etc serão de responsabilidade do artista. Montagem e desmontagem são de responsabilidade do artista. Peças deverão ser enviadas em estéreo. Caso haja interesse de exibição em outros formatos, indicar na proposta para avaliação. APROVAÇÃO SUJEITA A DISPONIBILIDADE DE ESTRUTURA.
Somente serão aceitas obras que não submetam a risco os usuários, bem como aos
espaços expositivos e que reflitam as boas práticas de convivência democrática, de tolerância e de convivência no geral.
Propostas para performances artísticas devem ser submetidas até o dia 06/12/2024 no formulário eletrônico disponível no link. Adicionar os arquivos listados abaixo nos formatos .doc (ou .docx).
O texto deve estar formatado em fonte Times New Roman, Corpo 12, espaçamento 1,5. No documento, deve constar:
- Título da proposta;
- Proponentes e seus respectivos e-mails;
- Descrição de até 500 palavras;
- No caso de peça sonora ou audiovisual, enviar arquivo mp3 da peça ou trecho, caso já esteja pronta;
- No caso de instalação, enviar arquivo de imagem com proposta/esquema de expografia/montagem;
- Técnica/Formato e uma breve descrição dos equipamentos necessários (ou Rider técnico);
- Tempo de duração (no caso de performance ao vivo), não excedendo 20 minutos;
- Minibio do(s) autor(es) de até 100 palavras cada, informando filiação institucional (ou atividade principal), titulação máxima, ocupação ou área de atuação, cidade e país de residência.
As propostas podem ser enviadas em português, espanhol ou inglês.