Pesquisa do PósCom é publicada em livro sobre mídia e diversidade

A mais recente contribuição do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom-Ufes) foi a participação no livro Mídia e Diversidade: caminhos para reflexão e resistência, com o artigo “Engajamentos e hegemonias midiáticas: percepções acerca de RuPaul’s Drag Race”, de autoria do mestrando Lucas Bragança, em coautoria com os professores Edgard Rebouças e Rafael Bellan. O texto foi originado de discussões na disciplina de Indústrias Culturais e Midiáticas, e está inserido como parte da pesquisa do estudante sobre o programa de televisão de competição RuPaul’s Drag Race, sob a orientação do professor Erly Vieira Jr.

O artigo levanta o questionamento se o programa que trata do mundo das drag queens em um formato de competição é um exemplo de resistência e militância ou se é apenas mais um produto da mídia hegemônica, que simplesmente busca um filão comercial. Valendo-se de reflexões por uma perspectiva crítica de autores como John Downing, Jesus-Martin Barbero, Judith Butler, Guy Debord e Raymond Williams; e analisando 12 das temporadas do programa, as conclusões sobre engajamento ou pasteurização conduzem para a compreensão de que RuPaul’s Drag Race não pode ser observado de uma maneira maniqueísta, e sim analisado tanto por seu caráter de entretenimento como político.

O livro, organizado pelas pesquisadoras Chalino Barros e Fernanda Carrera, ambas da UFRJ,, traz ainda outros 20 artigos tratando de temas transversais da Comunicação com a diversidade étnico-racial, transexualidade, bem como as (in)visibilidades de pessoas com deficiências, gordas e idosas nas mídias. A publicação está disponível no site da Editora Xeroca! para compartilhamento.  

Tags: 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910