Intercom 2019: Ufes presente!
O 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), com o tema “Fluxos Comunicacionais e Crise da Democracia”, ocorre entre os dias 2 a 7 de setembro, em Belém, e conta com a participação de diversos professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom-Ufes) e dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Cinema da Ufes.
A abertura oficial do congresso está marcada para 4 de setembro, porém, antes, vários fóruns e colóquios já estarão sendo realizados no campus da Universidade Federal do Pará, com a Ufes presente. No dia 2 de setembro, ocorre o VI Encontro Internacional do Colégio dos Brasilianistas da Comunicação, que conta com a participação do coordenador do PósCom-Ufes professor Edgard Rebouças na mesa “Resgate crítico: inovação e preservação da memória da ciência no Brasil”. No dia 3 de setembro, ele também participa como palestrante no III Fórum de Rádios e TVs Universitárias, na mesa “Gestão de rádios e TVs universitárias, elementos-chave do campo da comunicação pública e educativa, em um cenário de restrição orçamentária e ameaças à autonomia e à institucionalidade acadêmica”.
No dia 5 e 6 ocorrem as apresentações dos Grupos de Pesquisa (GPs), com a presença de pesquisadores, professores universitários e estudantes de pós-graduação, e do Intercom Júnior (IJs), direcionado para estudantes de cursos de graduação em Comunicação. Nos GPs, participam os mestrandos do PósCom-Ufes Glauber Rocha, Luiz Eduardo Neves da Silveira, Ivana de Mingo, Johanna Honorato, Tasso Gasparini e Vitor Jubini, além das mestras formadas pela Ufes, Ana Carolina Ronchi e Elaine Dal Gobbo. Os professores com trabalhos e serem debatidos são Edgard Rebouças, Fabio Gouveia, Marcio Telles, Patrícia D’Abreu, Pedro Marra e Ruth Reis. No Intercom Júnior participam os estudantes Carla Nigro, Daniel Jacobsen, Lais Santana, Lucas Pinto, Stela de Assis e Vinícius Roza.
O estudante do 8º período de Jornalismo Vinicius Roza também é finalista do Prêmio Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. Trata-se da premiação mais cobiçada por estudantes de Comunicação de todo o país, e é entregue para o melhor trabalho apresentado em diversas categorias. Vinicius Roza foi o vencedor do Prêmio Expocom Sudeste, na modalidade Radiojornalismo, o que lhe habilitou para concorre nacionalmente com o trabalho: Whisper Pop - Quando os sussurros falaram mais alto no rádio.
Confirma a programação completa em: http://intercom2019.com.br/