Summary: Dando continuidade a estudos iniciados em 2018, este projeto de pesquisa se dedica à investigação de fenômenos relacionados ao campo do audiovisual no contexto da cibercultura, trazendo como elemento articulador as disputas discursivas e narrativas em torno de temas que repercutem na esfera da visibilidade pública na contemporaneidade, com especial atenção à disseminação de vídeos e as subjetividades atreladas ao consumo desses produtos audiovisuais. Na esteira dos debates em torno da pós-verdade como um sintoma da própria pós-modernidade e das fake news como dispositivo discursivo de constituição de uma suposta opinião pública, a pesquisa se debruçará sobre modos de circulação de conteúdo audiovisual nas redes sociais digitais com o objetivo de identificar percursos narrativos que se forjam a partir de temas em debate na esfera pública. Entre outras questões, a pesquisa atual incorpora a análise de canais produzidos por youtubers brasileiros, objetivando compreender, entre outros aspectos, como a dinâmica desses influenciadores digitais tem agregado questões políticas mais amplas, ainda que a partir de um discurso privado, colaborando para a formação de comunidades de seguidores, uma grande quantidade de compartilhamentos e, consequentemente, gerando mais visibilidade e popularidade. Parte-se do pressuposto de que a esfera pública como espaço de discussão tanto de temas públicos quanto privados do sujeito ordinário se configura de modo cada vez mais dinâmico e contraditório. Objetiva-se com isso refletir, entre outras questões, sobre os modos de narrar desses novos agentes influenciadores no campo do entretenimento digital. Outra questão a ser pontuada pela pesquisa é com relação à elaboração e disseminação de vídeos falsos e/ou manipulados.
Starting date: 01/08/2020
Deadline (months): 37
Participants:
Role | Name |
---|---|
Coordinator * | DANIELA ZANETTI |
Student Master * | THAMARA MACHADO PINTO |