Observatório da Mídia: Seminário Observações - Temporada 2022

Os Seminários “Observações” estão de volta. E o primeiro tema da temporada 2022 será “Objetividade no Jornalismo?”, a partir das 19 horas do dia 24 de fevereiro, com transmissão ao vivo pelo canal do Observatório da Mídia no YouTube. As apresentações serão do professor Rafael Paes Henriques e da estudante Laís Rocio, com comentários do professor Marcos Paulo da Silva (UFMS) e mediação da professora Patrícia D’Abreu.

A escolha do tema se deu a partir de uma série de artigos publicados em revistas científicas ao longo de 2021 – todos disponíveis na página do Observatório da Mídia – nos quais um dos princípios fundamentais do Jornalismo é colocado em análise, seja pela perspectiva da intersubjetividades ou da objetividade como ritual estratégico para a atividade. Parte desses artigos são fruto do estágio de pós-doutorado que Rafael Paes fez na Universidade Federal da Bahia (UFBA), associado a sua formação e prática como jornalista, e suas reflexões no doutorado em Filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e no mestrado em Comunicação na Universidade do Minho, em Portugal.

Já a estudante e pesquisadora do Observatório da Mídia Laís Rocio – orientanda de Rafael Paes no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom-Ufes) – vai apresentar os desdobramentos de dois artigos publicados no ano passado sobre jornalismo, violência contra mulheres, assédios sexuais e silenciamentos, tendo o movimento #MeToo como objeto de análise.

O comentarista convidado para esta edição do “Observações” é o professor Marcos Paulo da Silva, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e, atualmente, atuando como pesquisador visitante na Michigan State University (MSU), nos Estados Unidos. Ele foi o último presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

A ação de extensão Seminários “Observações” teve início em 2009 apresentando e discutindo diversos temas ligados aos objetivos do Observatório da Mídia. Além de reflexões desenvolvidas no âmbito de nosso Núcleo de Pesquisa e Ação em torno de jornalismo, publicidade e consumo, mídias e direitos humanos, televisão, rádio e redes sociais digitais. O “Observações” também recebeu convidados externos em edições especiais. Os principais destaques foram o secretário-geral do Instituto Internacional de Jornalismo e Comunicação, Joseph Chittilappily, em 2010; o vice-presidente da Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub), Orlando Guilhon; a cineasta Estela Renner, em 2011; o jornalista Audálio Dantas, em 2013; e o adido de imprensa do Consulado dos Estados Unidos, David Fegelson, em 2014.

A proposta dos Seminários "Observações" é a de dar visibilidade e eco a estudos apresentados por pesquisador_s vinculados ao Observatório da Mídia em publicações e eventos nacionais e internacionais. Representam, assim, um espaço de posicionamento e publicização de estudos e ações desenvolvidos na Universidade, que normalmente não chegam a um conhecimento mais amplo sobre sua relevância para a sociedade.

Desde 2021, devido à pandemia, os Seminário “Observações” estão sendo realizados mensalmente na modalidade remota e ao vivo, sendo que as gravações estão disponíveis no canal do Observatório da Mídia no YouTube. O acesso é livre e não há necessidade de inscrição. As pessoas que acompanharem ao menos três dos seminários ao vivo, com nome registrado na lista de presença, poderão solicitar certificado de participação.

 

Link para o site original da publicação: https://observatoriodamidia.ufes.br/conteudo/objetividade-jornalistica-e...

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910