Defesa da Dissertação
Mestrando(a): Melissa Barbosa Peixoto
Título: PRODUÇÃO DE SENTIDO NO TERRITÓRIO DE UMA VITRINE DE DERMOCOSMÉTICO EM VITÓRIA/ES
Data: 13/03/2025
Horário: 14h
Sala: Híbrido (sala 03 do PósCom)
Link da sala: https://meet.google.com/hfr-qpmt-ocf
Banca Examinadora:
Orientador(a): Profa. Dra. Flavia Mayer dos Santos Souza (PÓSCOM/UFES)
Membra interna: Profa. Dra. Rosane Zanotti (PÓSCOM)
Membra externa: Profa. Dra. Valdenise Lezier (PUC/SP)
Linha de pesquisa: Estéticas e Linguagens Comunicacionais
Resumo da dissertação:
O objetivo dessa pesquisa consiste em identificar, registrar e analisar a produção de sentido do discurso publicitário empregado na vitrine de uma loja de uma marca de dermocosméticos, no bairro da Praia do Canto, em Vitória, capital do estado do Espírito Santo, a loja Adcos. Em um contexto social de valorização da imagem, da busca constante pela juventude e pela beleza, cresce o número de marcas de cosméticos e dermocosméticos. A ampliação do uso das redes sociais digitais no dia a dia das pessoas, gera mais exposição e reforça a importância dada pelas pessoas para a imagem pessoal. E é dentro desse contexto que as marcas do segmento de dermocosméticos lançam cada dia mais produtos, com promessas de beleza e juventude, e precisam expô-los, anunciá-los, de forma que se tornem objeto de desejo, para que sejam consumidos e atinjam o sucesso nas estratégias de marketing. Assim, o papel das vitrines passou a ter destaque e ser valorizado como uma opção de exposição, passando a um dos metros quadrados mais nobres dos pontos de vendas das lojas de dermocosméticos. Nelas é possível encontrar marcas de um discurso focado na persuasão, no encantamento, na atração do passante e na promessa. As vitrines passaram a ser textos cada vez mais elaborados, fazendo parte do espaço urbano e com eles significando. Elas fazem parte da arquitetura e podem até conter a identificação dos bairros e cidades onde estão inseridas, afastando ou repelindo passantes dependendo do nível de diálogo que estabelece com os passantes, no território em que está inserida. São espaços que impactam e que são impactados pelo território. A análise do discurso da vitrine de uma loja de dermocosmético na Praia do Canto será realizada com base no referencial teórico-metodológico da semiótica, investigando como a marca escolhida elabora seu discurso para o ambiente vitrine. Para a fundamentação teórica sobre vitrine, recorremos a Sylvia Demetresco (2005). Para a análise da estrutura plástica recorremos a Ana Claudia de Oliveira (2004). Para a semiótica discursiva buscamos suporte em Diana Luz Pessoa de Barros (2010). E para uma axiologia do consumo Jean Marie Floch (2014). A análise levou a compreender um discurso elementar com o conjunto restrito de figuras, temas e arranjo plástico, mas, que ao mesmo tempo, constrói a identidade da marca.