Docente e estudantes do PósCom e Depcom recebem homenagem na Câmara Municipal de Vitória

A Câmara Municipal de Vitória realizou na noite do último dia 2 de agosto uma Sessão Solene “Cultura Resiste!”para homenagear pessoas que colaboram para o avanço da produção cultural na capital capixaba. Um total de 146 artistas receberam diplomas de reconhecimento, e no grupo estavam a professora Gabriela Alves e o professor Erly Vieira Jr., que atuam tanto no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades como no Departamento de Comunicação Social da Ufes. Atuais e ex-estudantes do PósCom-Ufes também receberam a homenagem.

A sessão foi proposta pela vereadora Camila Valadão e foi destinada a 146 artistas, profissionais e agentes de reconhecida contribuição para a cultura de Vitória em diversos setoresdo campo cultural, como sambistas, DJs, artistas do grafite, representantes de coletivos juvenis e de eventos culturais diversos, profissionais de dança afrocapixaba, curadoria e arte-educação.

A grande maioria das pessoas homenageadas foram mulheres, negras e LGBTQIA+, em sua maioria de origem periférica – grupos que sempre foram majoritários na movimentação da cultura da cidade e do Espírito Santo, mas que sempre estiveramsub-representados em eventos e homenagens do tipo, ainda muito atrelados a concepções elitistas de arte e cultura.

Além dos professores Erly e Gabriela, outras duas professoras da Ufes foram homenageadas: Ananda Carvalho (do DAV) e a Renata Cardoso (do DTAM). Também foram homenageadas as cineastas Suellen Vasconcellos e Sáskia Sá, que foram professoras substitutas no Departamento de Comunicação Social. Também se incluem alguns egressos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Cinema e Audiovisual, já com importantíssimas atuações no cenário local, como as jornalistas culturais e escritoras Lívia Corbellari e Aline Dias, o compositor Arthur Marques (três vezes indicado ao Grammy Latino) e profissionais do audiovisual como Tati Franklin, Anderson Bardot, Gisele Bernardes, Karol Mendes (atualmente mestranda do PósCom), Melina Galante, Maria Grijó, Maresia (Lívia Gegenheimer), entre outras. Também inclui-se aqui a cineasta UrsulaDart, mestra pelo PósCom, e a mestranda Karlili Trindade, representante do coletivo Grito da Cultura, que discursou durante a solenidade e foi muito aplaudida pelos presentes. O mestre de cerimônias do evento também foi o egresso do PósCom Lucas Bragança.

Segundo o professor Erly, “é emocionante poder ter feito parte de um evento desses como homenageado, num grupo tão representativo! Estou há cerca de 25 anos atuando nessa área, e é recompensador ver imagens como essa – que mostram uma concepção da arte e cultura bem mais interessante que as usuais concepções elitistas em torno desse campo”.

A íntegra do vídeo com a transmissão da Sessão Solene “Cultura Resiste!” está disponível no Canal da Câmara Municipal de Vitória no YouTube.