CINEMA, MULHERES E DIREITO À CIDADE: O (NÃO) PERTENCIMENTO AO TERRITÓRIO
Nome: KAROLYNE MENDES GOMES
Data de publicação: 18/12/2023
Banca:
Nome | Papel |
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GABRIELA SANTOS ALVES | Orientador |
Resumo: Esta dissertação analisa as estratégias técnicas, estéticas e de ressignificação
da ação feminina nos espaços urbanos das cidades em recentes produções do
cinema documentário contemporâneo brasileiro. Neste cenário, interessam
inicialmente a análise fílmica de três documentários: no âmbito nacional, Chega
de Fiu Fiu (2018), de Amanda Kamanchek Lemos e Fernanda Frazão e Afeto
(2019) de Gabriela Gaia Meirelles e Tainá Medina, e Riscadas (2019), de Karol
Mendes, no recorte local. Os filmes tratam do direito à cidade e das experiências
dos corpos femininos nos espaços públicos, utilizando de recursos estéticos
distintos e promovendo o debate acerca do tema. Apoia-se no quadro teórico
composto por reflexões sobre cinema documentário brasileiro, direito à cidade e
teoria feminista contemporânea, em especial a questão do assédio nos estudos
de Joice Berth e Djamila Ribeiro. Sob um recorte de raça, ainda, aborda reflexão
sobre a pluralidade do movimento feminista, à partir dos estudos de bell hooks e
Audre Lorde, levando em consideração a construção narrativa de cada obra. A
partir de uma revisão bibliográfica e análise fílmica visa-se, também, expor a
ação do cinema enquanto potencialidade narrativa para o debate sobre questões
de gênero.