Humanos virtuais na publicidade: panorama e categorização

Nome: DANIEL ROSSMANN JACOBSEN

Data de publicação: 31/10/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FLAVIA MAYER DOS SANTOS SOUZA Orientador

Resumo: Com o objetivo de compreender os sentidos envolvidos na presença e nos usos dos humanos
virtuais em suas aplicações publicitárias nos ciberterritórios, realizou-se um procedimento
multimetodológico que conciliou pesquisas exploratória e teórica, revisão de literatura e
análise semiótica para abordar os humanos virtuais enquanto manifestação de um fenômeno
tecnológico e comunicacional emergente. Elaborou-se uma categorização desses objetos
considerando suas generalidades e particularidades, elencando seus usos publicitários e
potencialidades comunicacionais. Analisou-se com mais atenção a humana virtual Lu, da rede
de varejo brasileira Magalu, a fim de ampliar o alcance das discussões até então realizadas.
Conclui-se que dada a aceleração do desenvolvimento tecnológico e a característica da
publicidade de se apropriar de novos recursos para atualizar seu fazer comunicacional,
adentrando os territórios contíguos, os humanos virtuais são ferramentas relevantes no cenário
atual, apresentando vantagens em seu uso por diferentes marcas, com potencial de
aprimoramento constante. Conclui-se também que dadas as dinâmicas do fenômeno, deve-se
realizar pesquisas constantes e sucessivas, para apreender com criticidade as inovações
causadas tanto do ponto de vista intelectual, quanto mercadológico, como também cultural,
social, ético e estético.

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