Clausuras - territórios e sentidos dos claustros femininos

Resumo: Clausuras é um projeto de pesquisa que propõe-se a refletir sobre territórios e sentidos de claustros femininos a partir de uma metodologia que une análise de referencial teórico do campo da Teoria Feminista contemporânea e análise fílmica de produções que destacam histórias e personagens femininas, e que sejam, preferencialmente, dirigidas por mulheres, tanto no campo da ficção quanto do documentário. Esses claustros são e serão analisados a partir de seis territórios específicos, ao longo de 12 anos de trabalho (2016 a 2028), período total da pesquisa. Tais territórios dialogam com sentidos que são produzidos a partir e/ou por eles, sempre com o objetivo de questionar a presença e a participação/exclusão feminina. São eles: presas [a fim de tratar da prisão institucional de mulheres pelo Estado], loucas [questoinamento e análise da histeria feminina]; putas [sexualidade feminina]; santas [par antiético santificação X violência dos corpos das mulheres]; donas de casa e mães [a fim de politizar o espaço doméstico] e drogadas [investigar a medicalização dos corpos femininos].

A partir da metodologia indicada foram, são e serão produzidos capítulos de livros, artigos para apresentação em eventos acadêmicos e para participação em revistas científicas, além de entrevistas e rodas de conversa.

Paralelo à produção acadêmica, Clausuras também engloba minha produção artística, através da realização de filmes que tratam das temáticas assinaladas acima, como o curta metragem C(elas), 2017, dirigido e roteirizado por mim e que trata da relação entre maternidade e ambiente prisional. Além da realização fílmica, contempla a participação em festivais e mostras de cinema, além da realização de curadorias.

Data de início: 08/08/2016
Prazo (meses): 108

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado REGINA LÚCIA TRINDADE COSTA
Coordenador GABRIELA SANTOS ALVES
Pesquisador JÚLIA TIENGO ZUMERLE
Pesquisador KAROLYNE MENDES GOMES
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910