O BONDE PASSOU: VIDEOCLIPES DE FUNK OSTENTAÇÃO E O MERCADO MUSICAL BRASILEIRO NA INTERNET

Nome: RAFAELA FREITAS BELO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 19/02/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DANIELA ZANETTI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DANIELA ZANETTI Orientador
EDUARDO VICENTE Examinador Externo
JOSÉ EDGARD REBOUÇAS Examinador Interno

Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar a divulgação dos videoclipes dos artistas do funk ostentação do ponto de vista formal e mercadológico para se compreender o lugar que esse objeto cultural o funk ostentação ocupa no campo musical popular brasileiro hoje, e como sua lógica de produção e de midiatização a partir dos usos dos videoclipes na web estabelece modelos alternativos de inserção na indústria cultural para, após o sucesso, ser apropriado pela grande indústria fonográfica. A pesquisa analisa o campo do funk ostentação através do sucesso dos videoclipes divulgados por MC Gui e MC Guimê, artistas que alcançaram grande repercussão no YouTube e também se caracterizam por terem ganhado espaço em outras mídias, principalmente TV e rádio. A partir do caminho histórico que percorremos no decorrer do trabalho, compreendemos que o funk surgido no Rio de Janeiro chegou a São Paulo e foi adaptado com o rap em meio a um cenário de expansão da classe média, desenvolvimento econômico, maior acesso à internet, profissionalização dos agentes, surgimento de ferramentas de edição de vídeos que possuem interface facilitada para o usuário e ascensão das redes sociais, originando o funk ostentação nas periferias da maior metrópole brasileira. O funk ostentação está inserido em um sistema de circulação musical mainstream e enquadra-se nas estruturas da pop music, através do sucesso dos videoclipes disponibilizados na internet, mas também faz parte de um cenário independente com artistas que produzem e divulgam os seus próprios trabalhos. A pesquisa conclui que o videoclipe é essencial para a popularização do funk ostentação, através da dinâmica de circulação e divulgação de videoclipes no YouTube e há uma aproximação com os rappers dos EUA por meio da indumentária, da temática e dos objetos presentes nos videoclipes.

Palavras-chave: indústria fonográfica brasileira; videoclipe; internet; funk ostentação.

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