Professores com projetos de pesquisa e vagas de Iniciação Científica

Professor orientador: Daniela Zanetti
 
Formas de contato: daniela.zanetti [at] gmail.com
 
Título da pesquisa: Conteúdo audiovisual e consumo cultural na Web.
 
Resumo da pesquisa: A pesquisa se dedica a investigar novos espaços de circulação e fluxos de consumo, a partir do estudo de diferentes plataformas e modos de produção, distribuição e disponibilização de produtos culturais no ciberespaço, em especial aqueles que de alguma maneira se vinculam ao campo audiovisual. O intuito é compreender como as novas configurações tecnológicas redefinem os mercados – local e global – de bens simbólicos e promovem novos modelos comunicacionais, e quais consequências culturais, políticas e sociais decorrem desse processo. Busca ainda identificar os discursos e as narrativas que contribuem para sistematizar formas de comunicação e de consumo cultural a partir da convergência das mídias, e suas implicações para o campo da comunicação e do audiovisual contemporâneo. A pesquisa tem caráter interdisciplinar e envolve estudos de cultura, economia política e análise de textos e imagens. 
 
Número de vagas para a seleção de bolsistas (PIBIC e PIVIC): 2 PIBICs e 2 PIVICs.
 
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Professor orientador: Gabriel Menotti
 
Formas de contato: gabriel.menotti [at] gmail.com
 
Título da pesquisa: Práticas de projeção: dinâmicas de exibição e novos formatos de imagem
 
Resumo da pesquisa: Essa pesquisa adota o viés da arqueologia de mídias de modo a traçar a história de diversas plataformas de exibição audiovisual atualmente empregadas, buscando compreender suas especificidades e identificar seus efeitos diretos e indiretos na produção de imagem. Para tanto, pretendemos avaliar como os realizadores que têm explorado novos formatos de imagem se apropriam da constituição socio-técnica dessas plataformas. Particularmente, nos interessa mapear a criação de novos gêneros e formatos midiáticos que tenham sido inspirados por sistemas de display desenvolvidos a partir da microcomputação digital. Assim, pretendemos dar atenção a um viés pouco explorado da pesquisa de linguagens audiovisuais, de modo a obter uma compreensão mais refinada de como a transformação tecnológica afeta as características destes meios.
 
Número de vagas para a seleção de bolsistas (PIBIC e PIVIC): 2 PIBICs e 3 PIVICs.
 

Professor orientador: Erly Vieira Jr

Formas de contato: erlyvieirajr [at] hotmail.com

Título da pesquisa: Territórios afetivos: corpo, espectador e sensorialidade no cinema contemporâneo

Resumo da pesquisa: Este projeto pretende discutir as relações entre afeto, corpo, experiência espectatorial e sensorialidade no contexto do cinema contemporâneo. Queremos aqui compreender de que formas a retomada da questão afetiva e dos discursos corporais (no sentido de um “cinema do corpo”, cujas genealogias já foram traçadas por Deleuze e Parodi), num conjunto de narrativas autorais realizadas a partir da década de 90, estabelece um novo contrato de espectatorialidade fílmica, marcado por uma reconfiguração da dimensão sensorial no âmbito da estética cinematográfica. Quais seriam as novas formas de pertencimento e de reconfiguração simbólica da esfera da intimidade, do cotidiano, do corpo - aqui representado em suas diversas acepções: simbólica, sensorial, erótica, política.
 
Número de vagas para a seleção de bolsistas (PIBIC e PIVIC): 2 PIBICs e 3 PIVICs.
 

Professor orientador: Rafael Paes Henriques

Formas de contato: rafaelpaesh [at] gmail.com

Título da pesquisa: Estratégias discursivas do telejornalismo

Resumo da pesquisa: Este projeto de pesquisa vai investigar como e com que consequências, o telejornalismo realizado no Espírito Santo efetua a operação de “tradução” do que acontece. Vamos identificar quais são as estratégias discursivas e os modos de endereçamento de telejornais locais, desde os seguintes operadores de análise: o mediador; o contexto comunicativo; o pacto sobre o papel do jornalismo e a organização temática. Essa avaliação inclui o modo como os programas jornalísticos locais dialogam e atualizam concretamente o que já está determinado historicamente pelo gênero telejornal. No cruzamento desses conceitos metodológicos, pretendemos encontrar, como resultado, os possíveis efeitos de sentido desses produtos televisivos. Nossa principal hipótese é a de que o telejornalismo é realizado desde um modo particular de compreender e reportar a realidade, com características e marcas enunciativas próprias. Dessa maneira, ao cumprir com esse objetivo geral, este projeto de pesquisa pretende revelar o modo de funcionamento de uma das mais importantes instituições de produção e circulação de sentidos da sociedade contemporânea.
 
Número de vagas para a seleção de bolsistas (PIBIC e PIVIC): 1PIBIC e 2 PIVICs.
 

Professor Orientador: Klaus’Berg Nippes Bragança
 
Formas de contato: klausbraganca [at] ymail.com
 
Título da Pesquisa: Mentiras Monstruosas, Medos Verdadeiros: dispositivos de visualidades realistas e formação da imaginação sentimental no cinema de horror
 
Resumo da pesquisa: Este projeto de pesquisa investiga narrativas fílmicas que se apropriam de conduções retóricas, éticas e estéticas realistas para configurar um imaginário sentimental sobre o desconhecido e respaldar os apelos ficcionais do horror. Toma-se como objeto deste problema filmes contemporâneos que a crítica e a academia vêm chamando de “Found Footage de horror”: narrativas que transubstanciam medos e fobias em artifícios e posturas não-ficcionais para ampliar as fronteiras do gênero. Nesse sentido trata-se de um artifício realista ou de um realismo do artifício?
 

Número de vagas para seleção: 2 PIVICs.


Professor Orientador: Fabio Camarneiro
 
Formas de contato: fabio.camarneiro [at] ufes.br
 
Título da Pesquisa: Cinema Brasileiro Moderno: Arte e Sociedade
 
Resumo da pesquisa: O objetivo desta pesquisa é mapear as principais temáticas da obra de cineastas ligados ao Cinema Moderno no Brasil, relacionando os problemas estéticos dessa produção com seu contexto histórico e social e com as demais manifestações artísticas (teatro, literatura, música etc.), contemporâneas ou não, que se relacionam com os filmes estudados, bem como obras de cunho filosófico e sociológico que possam colaborar para o debate a respeito dos conteúdos centrais dos filmes analisados. A metodologia incluirá a análise fílmica e a forma literária do ensaio.

Número de vagas para seleção: 2 PIVICs.

Professor orientador: Alexandre Curtiss Alvarenga

Formas de contato: alexcurtiss [at] uol.com.br

Título da pesquisa: O ordinário estético e teoria crítica - o 'caso' de Adorno e o cinema.

Resumo da pesquisa: O estudo das relações entre fenômenos comunicacionais - ordinários e cotidianos - e a experiência estética resultante não tem levado, necessariamente, a uma crítica dessas relações, menos ainda dos resultados que se sedimentam na experiência social. Estudos de Estética da Comunicação atentam para as questões dessa realidade cultural contemporânea. O que se pretende nesta pesquisa é exercitar a perspectiva da Teoria Crítica, tomada como reflexão estética que, ao transcender a descrição e a conformação do pensamento com o objeto, ao enfrentar a aceitação "ao que é" e suas adesões imediatas ao que auto reverencia como "novo" (ou moda), permite que se evidencie sentidos dos limites da criação e da recepção de obras artísticas, do funcionamento da cultura no mundo contemporâneo. Um dos principais teóricos da Teoria Crítica - Theodor W. Adorno - deixou páginas ambíguas sobre importantes aspectos da cultura e da arte moderna e contemporânea. Trata-se de saber se seu pensamento, ainda assim, pode servir como base para uma reflexão sobre o contemporâneo.Haveria lugar, dentro dos atuais estudos de mapeamento, de categorização, levados a cabo pela Estética da Comunicação, para uma reflexão estética como a conduzida por Adorno? Em palavras bem mais diretas, cinema, televisão e mídias (e modos) narrativas mais recentes podem ser considerados indiscutíveis ganhos culturais? Haveria sentido histórico na criação cultural? É possível o estabelecimento de hierarquias ou cânones? Problematizar estas questões é a razão desta pesquisa.

Número de vagas para seleção de bolsistas: 2 bolsistas PIBICs e 3 PIVICs.


Professor orientador: Edgard Rebouças

Formas de contato: jose.reboucas [at] ufes.br

Título da pesquisa: Publicidade de produtos e serviços destinada a crianças

Pesquisa que visa analisar a relação existente entre a publicidade, a criança e o consumo. Para tanto, vem sendo feito desde 2011 um acompanhamento e análise da programação de emissoras de TV em períodos de véspera de evento de grande incidência de comerciais direcionados a crianças - Páscoa, Dia das Crianças e Natal. Dentre os desdobramentos possíveis, há interesse em abordagens específicas sobre publicidades de alimentos, de brinquedos, de medicamentos e relação de gênero.

Título da pesquisa: Educação para a mídia

A partir da influência que os veículos de comunicação exercem sobre a construção das referências e representações do real da sociedade, percebe-se a necessidade de uma discussão sobre a forma como o processo comunicacional é construído. O estudo analisa como os produtos comunicacionais são feitos de um lugar e com um propósito, de forma a explicitar a ideia de que tudo é passível de questionamento e discussão. Pretende-se observar como a inter-relação comunicação-educação pode atuar junto a estudantes e educadores mais do que como meros espectadores, mas como interlocutores e também como produtores de conteúdos.

Título da pesquisa: Trajetória e influências de Danton Jobim na prática e na formação do Jornalismo

Este estudo pretende sistematizar a produção do jornalista, professor e político Danton Jobim a partir do acervo levantado por sua família com o objetivo de compreender a evolução da prática jornalística no país e sua transversalidade na formação profissional e na pesquisa em Jornalismo.

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