Centro de Artes da UFES recebe o fotógrafo Januário Garcia

Desde o início da década de 1970, ele desenvolve um projeto autoral de fotografia documental que busca expressar “o olhar de um igual entre aqueles que são considerados diferentes”, além de contribuir para o processo de valorização das culturas de matrizes africanas.

O evento “Entre Foto-Grafias e Vivências” acontece no dia 13 (quinta-feira), das 10h às 13h, no Campus Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e conta com a participação do fotógrafo Januário Garcia. Em formato de aula especial, essa atividade é direcionada para estudantes e docentes que buscam refletir a respeito do processo criativo de produção fotográfica aliada a construção de representação social antirracista. No dia anterior (12), das 17h às 18h, o fotógrafo Januário Garcia será entrevistado ao vivo durante o “Programa Afro-Diáspora”, transmitido pela “Rádio Universitária da UFES”, sintonizada em 104.7 FM.

Com formação em Fotografia pela International Camaraman Association, atuação profissional vinculada ao campo da publicidade, da música, do jornalismo e do cinema, o fotógrafo Januário Garcia fará um diálogo com objetivo de propor reflexões a respeito dos aspectos relacionados a sua vivência profissional e aos mecanismos de construção visual, estética e política. Essa atividade é complemento da disciplina “Tópicos Especiais em Jornalismo II – Fotoescrevivências Negras”, ofertada pelo Departamento de Comunicação Social da UFES e ministrada pela professora Vilma Neres, responsável pela mediação do evento.

Januário Garcia acredita que o seu trabalho de fotografia documental tem função política e social. Para ele, “são registros simples que costumo chamar de “O comum do singular”, que encerra uma lógica aparentemente contraditória, e nos convida a refletir sobre a questão da alteridade, da diferença (o singular). E ao mesmo tempo nos convida a refletir sobre as bases humanas e culturais que temos em comum, aquelas que podem ser compartilhadas, a despeito de quaisquer diferenças”, disse.

Vilma Neres, professora do Departamento de Comunicação e organizadora  do espaço, conta a necessidade e o ganho de se ter uma aula como essa: "Vale a pena para a participação da comunidade acadêmica da Ufes pela possibilidade de troca com um dos ícones que participa organicamente da nossa história contemporânea. Importância de mostrar um olhar de dentro e de fora com relação à representação social de pessoas negras. O olhar de dentro do fotógrafo Januário Garcia corresponde a sua condição de homem negro consciente da conjuntura social do país e de seus conflitos. Um dos legados desse profissional diz respeito a sua participação durante a fundação do Movimento Negro Unificado (MNU) na década de 1970 e, desde então, iniciou um trabalho documental de construção de uma memória visual especificamente das práticas culturais de matriz africanas que abrange a América Latina e continente africano".

"A área da fotografia é a que mais me reconheci e me senti bem e uma palestra é muito enriquecedora para todos, já que a fotografia está diretamente em ambos os cursos", comenta o aluno Gabriel Fernandes, monitor do Laboratório de Fotografia da Ufes, ele reforça a necessidade de palestras e oficinas como essa para aprimorar a formação dos estudantes das habilitações.

No campo artístico, o fotógrafo Januário Garcia produziu fotografias para capas de discos de importantes nomes da música brasileira, a exemplo de Tom Jobim, Chico Buarque, Leci Brandão, Fafá de Belém, Roberto Ribeiro, Edu Lobo, Fagner, Belchior, Raul Seixas, Caetano Veloso, Raimundo Sodré, etc. Como repórter fotográfico, ele prestou serviço para jornais de grande circulação no Brasil. Em paralelo atuou como professor de Fotografia em instituições de renome, sediadas na cidade do Rio de Janeiro, a exemplo do Museu de Arte Moderna, do Instituto Villas Lobo e da Universidade Estácio de Sá. Participou da Fundação da Photogaleria que fotógrafos e fotógrafas dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Como também participou da fundação da Associação dos Fotógrafos Profissionais de Publicidade do Rio de Janeiro – AFPP.

SERVIÇO:

Aula Especial: Entre Foto-Grafias e Vivências: aula especial com o fotógrafo Januário Garcia.

Data: 13 de julho de 2017

Horário: das 10h às 13h

Local: Cemuni V – Sala 1A, Campus Goiabeiras da UFES, Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória/ES.

Link da Rádio Universitária da UFES

Fanpage do Programa Afro-Diáspora