9ª Semana Universitária do Audiovisual contará com produções de estudantes da UFES

Quatro pesquisas e sete curtas de alunos do curso de Cinema e Audiovisual foram selecionados para a 9ª Semana Universitária do Audiovisual, que acontecerá nos dias 15 a 18 de novembro, na Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói.

O tema deste ano será “Resistência no Audiovisual” e busca o debate com as diversas esferas da sociedade, dentro e fora da academia, sobre diferentes perspectivas acerca do audiovisual brasileiro contemporâneo e seu futuro.

Dos doze trabalhos acadêmicos, abordando processo, produção, produto, exibição e recepção, de universidades públicas e particulares de todas as cinco regiões do Brasil, quatro são da UFES. Já nas mostras de trabalhos audiovisuais, entre filmes, videoclipes, videoarte, videoperformance e vídeo-instalação, dois TCCs foram selecionados para mostra principal e cinco curtas para as mostras paralelas.

Segundo descrição do evento, o tema da SUA busca “abarcar as diversas formas de resistência que possam existir neste meio artístico, seja em seu processo, produto, ou relação com o espectador”, com o objetivo de mobilizar as classes artística e acadêmica juntamente à sociedade civil, população periférica e jovens secundaristas para a produção audiovisual universitária.