Summary: O projeto toma como ponto de partida reflexões e lacunas observadas na pesquisa “Publi e cidade. A trama publicitária em circulação na cidade”, registrado na PRPPG em 2016, cujo interesse se concentrava na análise da publicidade que compõe a paisagem das cidades de Vitória e Vila Velha, com o intuito de compreender as narrativas que circulam mais intensamente na sociedade contemporânea.
Tem como intuito, então, refletir sobre um certo nomadismo que parece caracterizar a publicidade, devido ao caminhar continuado em busca de novos espaços; e sobre a compreensão do alargamento da própria noção de publicidade, com o apagamento ou embaçamento das fronteiras estabelecidas com outras áreas (COVALESKI, 2015). O estudo requer a análise das interações entre marcas e consumidores que vem passando por um processo de redesenho, no qual emergem outros modos de construir publicidade, caracterizados pela cocriação, entre outros.
Sustenta-se nos estudos sobre os conceitos de publicidade e propaganda (TRINDADE, 2017), compreendendo-os como territórios (SOUZA, PIROLA, 2018), marca (SEMPRINI, 2010), consumo (CANCLINI, 1997; DOUGLAS, ISHERWOOD, 2009), e no arcabouço teórico-metodológico da sociossemiótica (OLIVEIRA, 2004; OLIVEIRA, 2016) e dos estudos sobre interação (LANDOWSKI, 2014)
A pesquisa se desliza nas seguintes direções: das noções de publicidade e propaganda – abarcando tanto o nomadismo que parece sinalizar, quanto a fixação em espaços conhecidos; bem como da narrativa publicitária, dos sentidos colocados em circulação, dos arranjos que constituem o como os sentidos são construídos, o que passa pelo homemade (CARRASCOZA, SANTARELLI, 2011), pela cocriação e vários outros aspectos. Nessa última vertente, Carrascoza (2015, p. 155) destaca: “[...] a narrativa publicitária, ao longo de sua historiografia, define e redefine o seu mapa-múndi, somando, à Terra de Marlboro, o Universo Budweiser [...] e outros ‘lugares’ que se alargam na memória social, ou nela vão se descolorindo”.

Starting date: 2019-05-17
Deadline (months): 28

Participants:

Rolesort descending Name
Coordinator * Flavia Mayer dos Santos Souza
Student Master * Letícia Gomes Barroso
Student Master * Lunélia Amaral Lima
Student Master * Guilherme Paulino Gonçalves
Student Master * Glauber Pinheiro Rocha

Pages

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910