OI, MEUS AMORES! O COTIDIANO EM NARRATIVAS FEMININAS NO YOUTUBE

Nome: CAMILA FREGONA ROCHA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 03/04/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DANIELA ZANETTI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DANIELA ZANETTI Orientador
PATRÍCIA PEREIRA PAVESI Examinador Externo
RUTH DE CÁSSIA DOS REIS Examinador Interno

Resumo: Este estudo se dedica a analisar canais femininos no YouTube que utilizam a plataforma para apresentar narrativas sobre seu cotidiano. Assim, o preparo do almoço, a ida ao mercado, a organização da casa e a exposição de intimidades da vida privada das criadoras de conteúdo são apresentados em seus canais e reúnem um grande número de visualizações. O objetivo desta pesquisa é, portanto, compreender o que atrai a atenção das pessoas para canais com
conteúdos cotidianos, bem como investigar que processos comunicacionais possibilitam o sucesso dessas narrativas no YouTube. Para tanto, o corpus deste estudo é composto pelos canais Clarear e Jéssica Barbosa, protagonizados por duas youtubers brasileiras que exibem seu dia a dia na plataforma. Trata-se, portanto, de uma pesquisa exploratória que fundamenta
sua metodologia na etnografia e na análise de conteúdo. A presente dissertação é dividida em três capítulos: o primeiro traz uma revisão bibliográfica acerca dos estudos culturais e aproxima essa abordagem do contexto da cibercultura; o segundo investiga as dinâmicas da plataforma YouTube e as territorialidades construídas nesse território onde se concentra essa pesquisa; o terceiro detalha os procedimentos metodológicos e apresenta a investigação do corpus em questão, com aprofundamento no estudo do Canal Clarear, incluindo a análise de três vídeos publicados por Rúbia, juntamente aos comentários feitos pelo público nos respectivos conteúdos. Os resultados apontaram que as youtubers divulgam seus vídeos em torno de quatro eixos temáticos: Casa, Culinária, Rotina e Intimidades. Juntas, elas representam a divulgação de um cotidiano midiatizado, em que há rotinas de produção de
conteúdo, com planejamento de vídeos, escolha de títulos que atraiam a atenção, serialização de temas e assincronia espaço-temporal entre a produção e a divulgação do conteúdo. A casa é um território importante para a construção das narrativas dessas mulheres, onde ainda circula a reprodução de marcadores sociais relacionados ao signo feminino, tal como a economia doméstica. O público desses canais – majoritariamente feminino – encontra nos vídeos aspectos de reconhecimento, o que gera reflexividade e a sensação de intimidades entre youtubers e fãs, o que contribui para a sensação de acompanhar o cotidiano dessas mulheres.

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