A Morte na Territorialidade Digital: espetáculo, Consumo e Gestão do Medo Nas
redes Sociais

Nome: Heryck Luiz Jacob Sangalli
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/05/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
José Antonio Martinuzzo Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Erly Milton Vieira Junior Suplente Interno
Gabriela Santos Alves Examinador Interno
José Antonio Martinuzzo Orientador
RENATA DE REZENDE RIBEIRO Examinador Externo

Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar abordagens acerca da morte na rede social digital Facebook. As hipóteses utilizadas para averiguarmos o tema são de que a morte está envolvida ao espetáculo, ao consumo e à gestão do medo. A produção de conteúdos relacionados a essa perspectiva só é possível pela atual sociedade midiatizada – onde floresceram as redes sociais digitais –, pois essa proporcionou ferramentas para construção de um locus. Nossos objetos empíricos de análise são as páginas Jogos Mortais +18 e Faca na Caveira, que postam conteúdos referentes à morte. O estudo está dividido em três partes que constroem o arcabouço teórico por meio de revisão bibliográfica a enquadrar: a morte; a sociedade midiatizada e as redes sociais na internet como fonte de novas territorialidades; e, como foi supracitado, o espetáculo, o consumo e o medo. Em seguida, aplicamos em nossos objetos as metodologias de observação etnográfica e de análise de conteúdo. Já para entendermos de que modo a morte é vivenciada no cotidiano do Facebook, executamos uma pesquisa voltada aos usuários da rede social. Então, concluímos que a morte realmente está vinculada ao espetáculo, ao consumo informacional e a gestão do medo, apropriada por determinados indivíduos para gerir o controle. Além disso, também pudemos constatar que a morte faz parte do cotidiano de vivência e sociabilidade do Facebook, sendo consumida também por usuários que não estão inseridos em páginas que publicam tal assunto. Palavras-chave: Morte. Espetáculo. Consumo. Gestão do medo. Redes sociais digitais. Facebook. Territorialidades.

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