DISCURSO FOTOGRÁFICO NO INSTAGRAM: A CIDADE DE VITÓRIA SOB O OLHAR DOS SEUS USUÁRIOS

Nome: Ana Clara Magnago Bianchi
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 05/04/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Ruth de Cássia dos Reis Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Fabio Gomes Goveia Examinador Interno
MACELLO SANTOS DE MEDEIROS Examinador Externo
Ruth de Cássia dos Reis Orientador

Resumo: Este texto analisa as novas práticas comunicacionais no que diz respeito à produção de imagens, que, na condição de discurso, dão vida a novas formas de apropriação do território, balizando outros modos de ser e estar no mundo e criando novas territorialidades. O propósito deste estudo é compreender como e quais territórios da cidade as imagens produzidas no contexto da cibercultura fazem proliferar. Estabelecemos duas questões a serem elucidadas: quais discursos sobre a cidade são construídos a partir das vivências, da imaginação, dos recursos tecnológicos e da linguagem fotográfica, e que relação/experiência são estabelecidas com a cidade e com os novos processos de comunicação que permitem a criação de construções discursivas sobre a cidade. Nossas referências teórico-metodológicas se alinham à teoria ator-rede, à análise de discurso, aos estudos sobre cibercultura e estudos sobre territorialidades. Estabelecemos como recorte empírico a rede social Instagram e a cidade de Vitória, capital do Espírito Santo. Lançamos mão de uma abordagem multimetodológica que alia as contribuições da análise em Big Data, da Análise de Discurso e da Análise de Conteúdo que nos ajudaram a coletar, organizar e compreender o conjunto de dados que fazem parte deste trabalho, 51.850 imagens únicas indexadas com as hashtags #vix, #vitoriaes, #vitorinha e #vitoriasualinda. Construímos um quadro teórico que nos permitiu compreender como os territórios informacionais e os territórios físicos constituem as cidades contemporâneas, as cidades algoritmos, criando uma nova ordem de vínculos com o lugar. Percebemos, a partir das fotografias do nosso conjunto de dados, as duas dinâmicas da produção discursiva sobre a cidade de Vitória no Instagram; a que se vale do já dado, notadamente o interdiscurso, e os deslocamentos proporcionados pela inovação, o intradiscurso. A produção do discurso fotográfico sobre a cidade no Instagram renova seus contornos à medida que novos atores disputam as produções de sentidos sobre Vitória. Ao mesmo tempo, essas produções de sentido reforçam as imagens-síntese da cidade, pautadas notadamente pelo discurso do urbano e pelo discurso publicitário, mas também produzem deslocamentos, inovações, abrindo espaço para a criação de novas relações com a cidade.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910