Conteúdos midiáticos e territórios

Código: PGCT-1008
Curso: Mestrado em Comunicação e Territorialidades
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: Reflexões e análises sobre tendências e mudanças das práticas midiáticas. Novos papeis e novas funções para profissionais do campo
comunicacional. A produção de conteúdos e a convergência midiática. Crítica das práticas e dos produtos midiáticos. Reconfigurações dos
conteúdos jornalísticos, publicitários e audiovisuais. Conteúdos regionais e locais: especificidades e confluências frente ao global.
Bibliografia: AIDAR PRADO, J.L.. Crítica das práticas midiáticas; da sociedade de massa às ciberculturas, São Paulo: Hacker, 2002.
BAUDRILLARD, J.. Simulacros e simulação. Lisboa: Antropos, 1991.
BOURDIEU, P.. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
BRAGA, J.L.. A sociedade enfrenta sua mídia: dispositivos sociais de crítica midiática, São Paulo: Paulus, 2006.
CHARAUDEAU, P.. O discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2009.
DEBORD, G.. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
FONSECA, F.. O consenso forjado: a grande imprensa e a formação da agenda ultraliberal no Brasil, São Paulo: Hucitec, 2005.
FRANÇA, A. Terras e fronteiras no cinema político contemporâneo. Rio de Janeiro: 7Letras, 2003.
MACHADO, A.. A televisão levada a sério. São Paulo: Senac, 2000.
MARSHALL, L.. O Jornalismo na era da Publicidade, São Paulo: Summus, 2003
MARTIN-BARBERO, J.; REY, G.. Os exercícios do ver. São Paulo: Senac, 2001.
MEDITSCH, E.. O rádio na era da informação, Florianópolis: Insular, 2004
MORETZSOHN, S.. Jornalismo em tempo real: o fetiche da velocidade, Rio de Janeiro: Revan, 202
MOTTA, L.G.. Crise no paradigma do jornalismo: mas qual paradigma?, Pauta Geral: revista de jornalismo, ano 10, n. 5, 2003
PEREZ, Clotilde. Signos da marca: expressividade e sensorialidade. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
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ROCHA, E.. Magia e capitalismo: um estudo antropológico da publicidade. São Paulo: Brasiliense, 2010.
_____ . Representações do consumo: estudos sobre a narrativa publicitária. Rio de Janeiro: PUC-Rio/Mauad, 2006.
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