Defesa de dissertação

Prazo para agendamento da defesa: a definir.

Prazo para realização da defesa: a definir.

Para solicitar a defesa, o/a estudante deve enviar para o e-mail da secretaria:
- formulário de encaminhamento para defesa (Anexo I, no rodapé desta página) preenchido e assinado pelo orientador;
- uma cópia da dissertação em formato PDF; e
- comprovante de submissão de artigo em revista científica da área da Comunicação e Informação (com Qualis acima de B3).

O/a mestrando/a precisa à banca três vias da dissertação de mestrado em formato exigido pelos membros da banca (digital ou impresso). A secretaria não se responsabiliza pela entrega da dissertação aos membros da banca, a não ser quando é necessário serviço de correspondência.

Mais detalhes:
- é obrigatória a composição da banca por orientador, um membro interno, um membro externo, um suplente interno e um suplente externo;
- pelo menos um dos membros da composição mínima da banca deve ser externo ao programa e à Ufes;
- é responsabilidade do orientador convidar os membros e informá-los da data e horário almejados para a defesa;
- a comunicação e a remessa de exemplares da dissertação aos examinadores, pelo/a mestrando/a, deverá ocorrer com antecedência mínima de 15 dias;
- a secretaria só agenda a entrega da dissertação de mestrado com o formulário assinado pelo orientador;
- o orientador deve informar à secretaria, por meio do formulário de encaminhamento, os dados do participante externo (o CPF é para cadastro no SAPPG e na Plataforma Sucupira).

Após a defesa, devem ser enviadas pelo/a orientador/a, ao e-mail da secretaria do PósCom, a ata da defesa e a folha de aprovação, ambas preenchidas e assinadas via Lepisma por todos os membros da banca. Os membros externos podem usar qualquer assinador digital certificado, como os de sua instituição de origem ou o disponibilizado pelo portal Gov.br. Os formulários e orientações estão disponíveis em https://comunicacaosocial.ufes.br/pt-br/poscomufes/posdefesa .

Para solicitar prorrogação, o/a mestrando/a deve enviar para o e-mail da secretaria: o formulário de prorrogação (Anexo II, no rodapé desta página) preenchido e assinado pelo orientador; e o trabalho produzido até o momento. O pedido é apreciado na reunião do colegiado do programa seguinte à data da solicitação.

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