Professores selecionam alunos de Iniciação Científica para 2015-2016

Estão abertas até o dia 11/05/2015 as inscrições para o edital do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC) da Ufes edição 2015-2016. Para se inscrever, os alunos interessados devem procurar um dos professores orientadores e elaborar um subprojeto de pesquisa vinculado à pesquisa do professor. O resumo dos projetos de pesquisa de cada um dos orientadores e as vagas disponíveis seguem abaixo:


Práticas de projeção: dinâmicas de exibição e novos formatos de imagem
Gabriel Menotti
 
Resumo: Essa pesquisa adota o viés da arqueologia de mídias de modo a traçar a história de diversas plataformas de exibição audiovisual atualmente empregadas, buscando compreender suas especificidades e identificar seus efeitos diretos e indiretos na produção de imagem. Para tanto, pretendemos avaliar como os realizadores que têm explorado novos formatos de imagem se apropriam da constituição socio-técnica dessas plataformas. Particularmente, nos interessa mapear a criação de novos gêneros e formatos midiáticos que tenham sido inspirados por sistemas de display desenvolvidos a partir da microcomputação digital. Assim, pretendemos dar atenção a um viés pouco explorado da pesquisa de linguagens audiovisuais, de modo a obter uma compreensão mais refinada de como a transformação tecnológica afeta as características destes meios.
 
Número de vagas a serem ofertadas: 2 PIBICs e 3 PIVICs.
 
Contato: gabriel.menotti [at] gmail.com ((link sends e-mail))
 

Cartografias do corpo: Novos territórios afetivos e sensórios no cinema contemporâneo
Erly Vieira Jr
 
Resumo: Pretendemos aqui ampliar as discussões, iniciadas no projeto de pesquisa anterior, acerca das relações entre afeto, corpo, experiência espectatorial e sensorialidade no contexto do cinema contemporâneo. Buscamos repensar os fundamentos daquilo que Deleuze e Parodi compreendem como um "cinema do corpo" para entender como as dimensões afetiva e sensória convocam o corpo do espectador durante a experiência fílmica, instaurando novos modos de pertencimento e subjetividade, e de que formas os meios audiovisuais contemporâneos o fazem de forma diversa ao contrato de espectatorialidade fílmica proposto pelo cinema moderno a partir da década de 1960. Para isso, trabalharemos com três dimensões corporais existentes no processo espectatorial: além do corpo do espectador, também abordaremos os corpos filmados (e sua inserção/imersão nas paisagens afetivas da narrativa fílmica, suas dinâmicas de performatização e seu trânsito coreográfico a partir da mise-en-scène) e o próprio filme como um corpo a afetar o espectador. O corpus de análise deste projeto engloba narrativas fílmicas autorais que proponham experiências sensoriais diversas das hegemônicas na produção cinematográfica dos últimos 25 anos - ou seja, a partir de 1990.
 
Grupo de Pesquisa a que está vinculado: CIA (Comunicação, Imagem e Afeto).
 
Número de vagas a serem ofertadas: 2 PIBICs e 2 PIVICs.
 
Contato: erlyvieirajr [at] hotmail.com

Histórias da Minha Rua 
Rosane Zanotti

Resumo: Há a cidade das imagens turísticas, dos estereótipos e a cidade nostálgica dos lugares que desaparecem ou se transformam e que a literatura, o cinema, a fotografia, ou alguns fragmentos e testemunhos conservam na memória. Há o tempo atual da cidade vivida, experimentada e narrada tanto por seus habitantes quanto por seus visitantes. Das representações emergem olhares singulares, dinâmicas locais que singularizam processos sociais de partilha de participação social, artística, cultural e política. Propomo-nos ver como estes olhares cruzam estas representações e como podemos construir um olhar sobre essas dinâmicas singulares em ruas de cidades portuguesas e brasileiras. Comprometemo-nos no Brasil com o estudo etnográfico da rua Sete de Setembro na cidade de Vitória, que será realizado sincronicamente ao estudo da rua Miraflor na cidade do Porto em Portugal por pesquisadores do Laboratório de Antropologia Visual  da Universidade Aberta de Lisboa, em um esforço de internacionalização da pesquisa e cooperação para realização de projetos com objetivos e metodologias compartilhados.

Ao expor o cotidiano buscamos a descoberta antropológica da cidade a partir da relação entre sujeito e cenário (muito além da cidade dos postais). A pesquisa está estruturada sobretudo no objetivo de percorrer o processo de construção de olhares sobre a rua. Ao inventariar os registros históricos e atuais produzidos, entrelaçamos memórias com vivências contemporâneas. Buscamos identificar como a rua é representada hoje e o que uma dinâmica de pesquisa participativa traz para este processo.

Filmar e fotografar as ruas navegando entre duas representações, a turística e a nostálgica, da cidade que desaparece ou se transforma. A mudança nos interessa: o que permanece e muda nos locais/na rua e como se reconfiguram os processos sociais e culturais. Buscamos narrativas textuais e imagéticas, não unicamente aquelas produzidas pelo percurso etnográfico que iremos percorrer mas também aquelas produzidas por aqueles que vivem a rua. Procuramos também encontrar caminhos e métodos de pesquisa que permitam associar a pesquisa experiencial audiovisual participativa e a observação participantes nas redes sociais.

Número de vagas a serem ofertadas: 2 PIBICs e 1 PIVIC.

Contato: rosanezanotti [at] gmail.com


Estratégias discursivas e telejornal local
Rafael Paes Henriques

Resumo: Este projeto de pesquisa vai investigar como e com que consequências, o telejornalismo realizado no Espírito Santo efetua a operação de “tradução” do que acontece. Vamos identificar quais são as estratégias discursivas e os modos de endereçamento de telejornais, desde os seguintes operadores de análise: o mediador; o contexto comunicativo; o pacto sobre o papel do jornalismo e a organização temática. Essa avaliação inclui o modo como os programas jornalísticos locais dialogam e atualizam concretamente o que já está determinado historicamente pelo gênero telejornal. No cruzamento desses conceitos metodológicos, pretendemos encontrar, como resultado, os possíveis efeitos de sentido desses produtos televisivos. Nossa principal hipótese é a de que o telejornalismo é realizado desde um modo particular de compreender e reportar a realidade, com características e marcas enunciativas próprias. Dessa maneira, ao cumprir com esse objetivo geral, este projeto de pesquisa pretende revelar os modos de funcionamento de uma das mais importantes instituições de produção e circulação de sentidos da sociedade contemporânea.

Número de vagas a serem ofertadas: 2 PIVICs.

Contato: rafaelpaesh [at] gmail.com

 


Conflitos Midiáticos: terrorismo, amadorismo e os reflexos da cultura popular na era da mídia digital
Klaus'Berg Nippes Bragança
 
Resumo: Enquanto uma entidade onipresente no avanço da modernidade a mídia tanto quanto transmitir passa também a pautar e participar das ansiedades arraigadas socioculturalmente. Para o cinema de ficção este reflexo com as perturbações surgidas na sociedade permitiu seu desenvolvimento, codificação e inserção em um cenário cultural fortuito para inspirar a atmosfera que emoldura seus enredos. Comparações entre as questões sociais originadas durante o contexto de produção ou lançamento de filmes e os temas correlatos que suas narrativas podem derivar são maneiras do público interagir e se relacionar com a obra. Não raro um filme, um ciclo de filmes ou um gênero, e não apenas em um meio como o cinema, consegue sentir os traumas e as perturbações de um momento cultural. Ao longo do século XX o cinema e a televisão tentaram retratar a atmosfera social e às ansiedades originadas com a modernidade urbana, uma tendência mantida durante este começo de século XXI, agora apoiados também pelos conteúdos audiovisuais de plataformas da Web 2.0. Este projeto de pesquisa pretende investigar os inúmeros fatores que norteiam os conflitos refletidos, expostos e integrados à mídia contemporânea através de formatos documentais e ficcionais do cinema, da televisão e da internet.
 
Grupo de pesquisa: CIA - Comunicação, Imagem e Afeto. 
 
Número de vagas a serem ofertadas: 2 PIVICs.
 
Contato: klausbraganca [at] ymail.com

Análise de discurso em redes sociais na internet, desafios teórico-metodológicos
Ruth Reis

Resumo: A utilização de redes sociais na internet transformou-se em rotina no cotidiano da sociedade convertendo-se em espaço de trocas e interações que determinam a sociabilidade contemporânea, na qual os indivíduos realizam processos de participação e discussão de temas relacionados às suas vivencias individuais e coletivas. Atuando de acordo com o que determinam os algoritmos de cada uma dessas redes, as interações são fundamentalmente processos discurivsos que se consolidam mediante a circulação de textos e imagens. O desafio colocado aos que nesssas redes atuam é compreender os sentidos que os processos discursivos promovem, constituindo parte da agenda de temas que circulam e pautam a vida de um grande contingente de pessoas que têm no ambiente digital uma das dimensões da vida cotidiana. Propõe-se neste projeto pesquisar o desenvolvimento de teorias e métodos de análise de discurso em redes sociais, buscando estabelecer conexões entre as contribuições teóricas desenvolvidas e fartamente aplicadas a processos discursivos presenciais e textuais numa era precedente ao surgimento da internet. Por meio de pesquisa bibliográfica, documental e experimental, buscar-se-á explorar e confrontar esses aportes teóricos e criar condições para desenvolver metodologias de análise de discurso aplicáveis a redes sociais digitais, marcada pela velocidade, imediatismo e pela dimensão gigante no que se refere à quantidade de dados gerados.

Número de vagas a serem ofertadas: 2 PIBICs.

Contato: ruthdosreis [at] gmail.com


Desiguais e conectados: narrativas audiovisuais da América Latina na interface TV e Web
Daniela Zanetti
 
Resumo: Resumo: Diante de um cenário que se caracteriza por um processo de hibridização de fronteiras entre diferentes mídias e distintas indústrias culturais, esta pesquisa tem como objetivo geral compreender novos modos de representação da América Latina em obras audiovisuais (séries, filmes e documentários) a partir do estudo dos processos de convergência entre TV e Web e de transnacionalização da produção audiovisual no contexto latino-americano. Para tanto, dedica-se a investigar novos paradigmas de criação, produção e circulação de obras audiovisuais originárias da América Latina e veiculadas na TV ou na Web. Umas das hipóteses da pesquisa é de que processos de transnacionalização se articulam às demandas por regionalização, resultando numa produção audiovisual que coloca em evidência problemáticas e temas marcadamente latinos a partir de concepções estéticas e narrativas mais globalizadas.
 
Número de vagas a serem ofertadas: 2 PIBICs e 1 PIVIC.

Contato: daniela.zanetti [at] gmail.com


Análise e interpretação de grandes volumes de imagens nas mobilizações derivadas das redes sociais digitais
Fábio Gomes Goveia
 
Resumo: A produção de grandes volumes de imagens na sociedade contemporânea criou a necessidade de desenvolvermos novos modos de observá-las. A coleta de imagens nas redes sociais digitais, assim como o estudo e a interpretação desses dados prescinde de um 
novo arcabouço teórico e metodológico. Assim, esse projeto de pesquisa pretende contribuir com esse debate acerca do que se convencionou a chamar de “big data” no campo do audiovisual. O principal objetivo do projeto é construir ferramentas e métodos capazes de 
facilitar o trabalho de coleta, análise e interpretação de grandes volumes de imagens compartilhadas instantaneamente nas redes sociais digitais. Para tanto, serão utilizados softwares já desenvolvidos no Labic, assim como novas formas interpretativas para permitir a 
pesquisadores do campo lidarem com grandes volumes de dados, especialmente os investigadores interessados em movimentos sociais, uma vez que esse trabalho atuará no campo das grandes mobilizações contemporâneas e no se modo particular de compartilhar imagens e vídeos.
 
Número de vagas a serem ofertadas: 2 PIBICs e 2 PIVIC.

Contatofabiogv [at] gmail.com


Publicidade de produtos e serviços direcionada a crianças
Edgard Rebouças
 
Resumo: Pesquisa que visa analisar a relação existente entre a publicidade, a criança e o consumo. Para tanto, foi feito entre 2011 e 2014 um monitoramento e gravação da programação de 15 emissoras de TV em períodos de véspera de evento de grande incidência de comerciais direcionados a crianças - Páscoa, Dia das Crianças e Natal. Dentre os desdobramentos possíveis, há interesse em abordagens
específicas sobre estratégias empresariais quanto a publicidades de alimentos, de brinquedos, de medicamentos e relação de gênero.
 
Número de vagas a serem ofertadas: 2 PIBICs.

Contato edgard.reboucas [at] ufes.br

 

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