Pesquisas do PÓSCOM apresentadas em congresso internacional

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Ufes (PósCom-Ufes), por meio do grupo de pesquisa e ação Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência, terá três de suas produções apresentadas no XIV Congresso da Associação Latino-americana de Investigadores da Comunicação (Alaic), que começa no próximo dia 30 de julho, em San José, na Costa Rica. Serão duas pesquisas no Grupo de Trabalho “Comunicação e Saúde” e uma atividade na sessão de Oficinas do evento.

Uma das apresentações será do texto “Febre amarela: a comunicação pública na mídia impressa no Espírito Santo”, de autoria de Victor Gentilli e Renata Rocha, tendo como base uma pesquisa de mestrado realizada no PósCom-Ufes, dentro de uma parceria do Observatório da Mídia com o Observatório de Saúde na Mídia (Ufes/Fiocruz), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. O estudo aborda a relação das informações divulgadas pela Secretaria de Saúde do Espírito Santo e as notícias publicadas nos jornais A Gazeta e A Tribuna durante o surto de febre amarela que ocorreu no estado no início de 2017.

O outro estudo a ser apresentado está sistematizado no artigo “Desafios das pesquisas em comunicação e saúde frente às estratégias mercadológicas das indústrias midiáticas e de alimentos”, da autoria de Edgard Rebouças, Flávia Mayer e Nazareth Pirola. Nele é mostrado como a publicidade de alimentos se amplia, ganha novos contornos, camuflando-se de entretenimento, e avança em direção ao público infantil. A base foi uma pesquisa realizada pelo Observatório da Mídia ao longo de quatro anos, analisando a publicidade infantil em 15 canais segmentados e generalistas de televisão no Brasil.

A terceira atividade a ser realizada pelos capixabas no congresso da Alaic é a oficina “Leitura Crítica para a Mídia”, sob a responsabilidade de Nazareth Pirola, Franciani Bernardes e Edgard Rebouças. Ela foi uma das seis selecionadas pela organização do evento a partir de propostas de toda a América Latina, e se baseia no projeto de extensão “ComunicaÊ – Educação para a Mídia”,desenvolvido pelo Observatório da Mídia junto a escolas públicas da Grande Vitória desde 2011. O objetivo será o de capacitar pesquisadores da região para criarem iniciativas semelhantes em seus países.