Cineclube exibe audiovisuais produzidos por mulheres negras

No próximo dia 28 de agosto, segunda-feira, a partir das 18h o Auditório do IC-IV Ufes recebe a primeira edição da mostra Cineclube Teresa de Benguela com ficções, documentários e web séries realizadas por mulheres negras de todo o país. A mostra é um projeto aprovado no edital de Cineclubismo da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult) com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo – FUNCULTURA 2016.

O cineclube além de um espaço, é uma rede de intercâmbio dos saberes tradicional, científico e arte entre cineastas, pesquisadoras, ativistas e estudantes negras dedicadas às afirmações e discussões da representação da mulher negra no audiovisual brasileiro.

O projeto conta ainda com a participação de artistas diversas como a cineasta carioca Sabrina Fidalgo, as locais Charlene Bicalho, do Espaço Raiz Forte, e Priscila Gama, do Instituto Das Pretas, espaços de importante referência feminina negra no Centro de Vitória; e também cineastas veteranas, como Adelia Sampaio, primeira cineasta negra a realizar um longa-metragem no Brasil: Amor Maldito de 1984 e que, ainda hoje, é pouco lembrada tanto pelo público quanto por artistas e estudiosos.

A programação da 1a Mostra Cineclube Teresa de Benguela conta com oficinas matutinas voltadas ao empoderamento da mulher negra na música, no ciberativismo e na ocupação urbana. Dentre as atividades vespertinas estão a Mostra paralela Abayomi, voltada para o público infanto-juvenil, com exibições de terça a sexta, no Espaço Raiz Forte. E também a tarde, no auditório do IC-IV Ufes, acontecem as mesas-redondas sobre desafios da negritude feminina contemporânea e afirmação de identidade e sexualidade.

À noite, o auditório do IC-IV é mais uma vez ocupado, agora com exibição de filmes da Mostra Teresa de Benguela: Trajetórias, com a presença de cineastas como Renata Martins, colaboradora da atual temporada de Malhação – Viva a diferença. Joyce Prado (SP) e Sabrina Fidalgo (RJ) são as palestrantes da semana, enquanto Adelia Sampaio compartilha suas histórias com o público presente, sendo homenageada na programação de encerramento, na Burlesqueria.

Todas as atividades do evento são gratuitas. Inscrições para oficinas e mais informações em facebook.com/TeresaCineclube.

Serviço:

1a Mostra Cineclube Teresa de Benguela
Data: de 28/08 a 01/09. Entrada Franca.

Programação:
Espaço Raiz Forte. Escadaria do Rosário, n. 120, Centro.
Mostra Abayomi às 14h,

Auditório do IC – IV UFES. Avenida Fernando Ferrari, 514, UFES, Campus de
Goiabeiras.
Mesas, às 16h
Palestras, Aula Magna e 1a Mostra Teresa de Benguela: Trajetórias – a
partir das 18h

Burlesqueria. Escadaria do Rosário, n. 126, Centro.
Encerramento, 01/09, a partir das 18h.